Home » Blog » Terapias Naturais » Com fazer escalda-pés com óleos essenciais

Com fazer escalda-pés com óleos essenciais

postado em: Terapias Naturais 0

Depois de uma semana intensa de trabalho, nada mais relaxante do que um escalda-pés. É simples, fácil, acessível e traz enormes benefícios para seu equilíbrio e bem-estar! Me conta aí, como você está se cuidando hoje?

Com fazer escalda-pés com óleos essenciais
Com fazer escalda-pés com óleos essenciais

O escalda-pés é uma técnica milenar capaz de cuidar do corpo todo e não somente dos pés como o nome sugere. Em nossos pés temos muitas terminações nervosas que estão associadas a diversos órgãos do corpo. Alguns pontos estão associados à redução de estresse, tensão nervosa e relaxamento. Quando fazemos o escalda-pés e proporcionamos o aquecimento destes pontos, ajuda a restabelecer o equilíbrio energético do organismo de forma imediata, mantendo ou aumentando a imunidade corpórea.

Confira alguns dos benefícios do escalda-pés

Reduz o inchaço das pernas: Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés ajuda a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de líquido. Atuando tanto nas pernas como nos pés, promovendo sensação de bem-estar.

Melhora o fluxo sanguíneo: Os pés são a parte do corpo onde a circulação sanguínea é mais deficiente. Quando trabalhamos essa região, beneficiamos todo o corpo. Por isso, quando colocamos os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam, melhorando o fluxo sanguíneo de todo o corpo.

Ajuda a reduzir o estresse e a insônia: Só de colocar os pés na água quente já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse.

Eliminação de toxinas: Outro dos benefícios do escalda-pés é a eliminação de toxinas. Isso acontece tanto na própria região que está mergulhada na água, pois dilata os poros e promove esse efeito, como também é sentida no restante do organismo, porque a técnica ativa o sistema linfático, reduzindo a retenção de líquidos.

Abaixo algumas dicas de como fazer seu escalda-pés

como fazer seu escalda-pés

Não é preciso muito para fazer um escalda pés. Uma bacia com água aquecida entre 36ºC e 40ºC já é o suficiente. No entanto, é possível acrescentar sais e óleos essenciais para otimizar os benefícios da técnica. Dessa forma, você ainda potencializa os efeitos!

Preparando seu escalda-pés com óleos essenciais

Para o escalda-pés ser eficiente, lembre-se que o ideal é mergulhar os pés até a canela. Deve durar cerca de 10 a 20 minutos, no máximo.  Se a sensação de cansaço for grande, coloque algumas bolinhas de gude dentro da bacia para massagear os pés durante a técnica. Mas, lembre-se de enxugar bem os pés depois de fazer o escalda pés e não esqueça de colocar meias para manter os pés quentinhos!

Uso de óleos essenciais: Separe o óleo essencial de alecrim ou lavanda, bolinhas de gude, sal grosso e uma bacia com água quente.  Com a bacia cheia, coloque as bolinhas de gude e adicione duas gotas de cada óleo essencial. Em seguida, coloque os pés na água e acrescente o sal grosso. Ao concluir, basta enxugar os pés e, se possível, realizar uma rápida massagem.

Receitinhas:

Escalda-pés relaxante

Benefícios: a lavanda e o sal reduzem o inchaço dos pés, proporcionando um efeito relaxante.

Escalda-pés para insônia

  • 3 litros de água quente
  • Camomila e outras ervas de sua preferência
  • 3 gotas óleo essencial de lavanda + 2 gotas de óleo essencial Serenity

Se preferir pode incluir sal grosso, cristais ou bolinhas de gude para fazer massagem nos pés durante a sessão de escalda-pés.

Relaxe e tenha uma boa e agradável noite de sono, porque você merece estar bem!

Depois me conta aqui nos comentários o que achou!

Seguir Ester Gusmão:
Ajudo mulheres a lidarem com seus conflitos e terem equilíbrio e autoconhecimento. Psicoterapia, Massagens bioenergéticas, Pós-Grad. Psicanálise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *