Uma a cada 4 pessoas desenvolverá algum problema psicológico. Saiba como fugir desse quadro e ter uma saúde mental forte e estável.
Como, entretanto, a sociedade vai tratar de seus doentes mentais se não quer admitir que ela mesma esteja doente? “O planeta Terra é um planeta de loucos” diz o psicanalista Norberto Keppe, “e o que é pior, não quer saber de conscientizar e de tratar de sua loucura.” A diferença que existe entre um psicanalista e o seu cliente, é que o psicanalista deve ter mais consciência de sua patologia e tomar mais cuidado com ela e com a dos outros.
S.O.S – Doenças mentais são as que mais crescem no mundo
A OMS – Organização Mundial da Saúde alerta para o perigo: a cada 4 pessoas, pelo menos uma caminha, em algum ponto de sua vida, para uma crise de ordem psíquica, uma crise de doença mental. Seja de depressão, de epilepsia, de esquizofrenia, crises de pânico ou o mal de Alzheimer. Este estudo revela que 6,8 milhões de pessoas morrem a cada ano vítimas dessas doenças.
A doença mental é um mal gravíssimo, não pelo seu índice de mortalidade, mas pelo grau de incapacitação de seu portador. “O doente mental é o que sofre e faz os outros sofrerem” já definia um psiquiatra em Viena nos tempos de Freud, sem contarmos que a primeira coisa que acontece com esse tipo de mal é que o doente para de trabalhar, ou o faz com enorme transtorno e dificuldade, prejudicando diretamente a si, à sua família e à sociedade.
Dia-a-dia o ser humano do planeta Terra está mais louco não no sentido figurado, mas no sentido literal do termo. É preciso que aqueles que ainda têm um certo equilíbrio para admitir a gravidade do problema, tratem de assumir esse difícil, mas essencial trabalho terapêutico de conscientização e correção desse caos, antes que seja tarde demais e uma multidão de paranóicos, esquizofrênicos, epiléticos, depressivos, ponham fim a um mundo tão lindo e à uma humanidade tão desorientada como a nossa.
Do livro: De Olho na Saúde da Dra. Claudia Pacheco.
Entre em contato e saiba como eu posso te ajudar a melhorar sua saúde mental!
Deixe um comentário