Muita gente ainda tem dúvidas e não sabe a qual profissional recorrer quando o assunto são emoções, depressão, sentimentos de angústia e transtornos emocionais e mentais.
Bom vamos lá, existem alguns profissionais com propostas de tratamentos terapêuticos que variam entre si, e neste post eu vou explicar as diferenças entre eles para ajudar você a ter mais clareza e saber qual profissional pode te ajudar.
Tanto os psicoterapeutas, como os psicólogos ou psiquiatras são pessoas que se dedicam ao estudo da terapêutica; que estão aptos a conversar com seus pacientes a respeito de seus problemas. Porém, as habilidades são distintas de cada profissional que resultam em abordagens diferentes para solucionar as questões de saúde mental.
Qual a diferença entre psicoterapeuta, psicólogo e psiquiatra?
O psiquiatra é o profissional com formação médica, que identifica o transtorno mental que ocorre no paciente e pode realizar indicação de um tratamento à base de medicamentos. Os psicoterapeutas ou psicólogos não podem fazer indicação medicamentosa.
O psicoterapeuta, que é o meu caso, é um profissional especialista. Minha formação é na área de naturopatia e psicanálise, eu ajudo mulheres a terem mais equilíbrio, saúde e bem-estar. Sou pós-graduada em psicanálise integral e medicina psicossomática, e continuo estudando pois nós seres humanos somos muito complexos.
O psicólogo, assim como o psicoterapeuta, tem habilidades para tratar, através das técnicas da psicoterapia, as variedades de transtornos comportamentais, mentais e emocionais que o paciente pode apresentar. Sua formação é no nível de graduação.
Se você busca se conhecer e quer lidar com seus conflitos de forma segura e tranquila, venha conversar comigo!
Não sofra sozinho, porque “Ser perfeito é ver a imperfeição, os erros para poder corrigir.” Norberto Keppe
Entenda como a psicoterapia pode te ajudar
No vídeo abaixo eu explico como a psicoterapia me ajudou e o que ela pode fazer por você. Assista!
Precisa de ajuda? Clique aqui e entre em contato comigo agora mesmo!
Deixe um comentário